quinta-feira, 24 de maio de 2007

Viagem à Suécia - Dia 3



Último dia da estadia em Malmö a começar com uma grande correria para conseguirmos apresentar a nossa comunicação às 10h30 e sairmos às 11h30 para Central Station (num último adeus a Malmö), de modo a apanharmos o comboio da ponte Oresünd rumo a Copenhaga.


Aeroporto de Copenhaga


... 2 horas de espera pelo vôo de ligação com Zurique.

E a prenda de boas vindas que os colegas suecos nos ofereceram no fórum a acabar por ficar no aeroporto, devido às novas regras do transporte de bagagem de mão, que me fizeram levar tudo em miniatura (com medo de perder a minha mala no porão e ficar sem roupa durante 3 dias).



Não pude sair do aeroporto, mas ainda vi a famosa sereia e comprei um postalinho como recordação da passagem por esta cidade.



Com os bolsos carregados de Kroners (porque já não fazem câmbio de moedas), fui aproveitando o tempo para tirar fotografias do aeroporto (espaço extremamente fashion e moderno... para um aeroporto tão impessoal!).


Aeroporto de Zurique...



... 4 (longuíssimas) horas de espera pelo vôo de ligação com Lisboa.

Aproveitamos para ver as lojas e comprar alguns souvenirs da passagem por mais uma cidade (onde ficamos encalhados no aeroporto).
Felizmente o dinheiro é pouco, quando não perdia completamente a cabeça com tantos chocolates a perseguirem-me (pobre de mim, que nem sequer o posso comer, devido a condicionantes médias!) em "ourivesarias" como esta.




Curiosamente, foi, precisamente, neste país sempre tão neutral que assisti a uma das maiores discriminações da minha vida... ao entrar, pela primeira vez, numa destas smoking-lounge, onde nem sequer existe ventilação, os cinzeiros não são limpos e todos à nossa volta parecem ter um ar amarelecido.
Como fumadora senti-me discriminada nos meus próprios direitos (em particular, quando eu própria sempre respeitei os meus semelhantes e evito fumar em locais fechados onde se encontre alguém a comer, com crianças pequenas ou idosos)!!
Será que, com a criação deste tipo de salas em que estigmatizam as pessoas, pretendem que os indíviduos fumadores se sintam tão claustrofobicamente entupidos com o fumo da nicotina que deixem de fumar de um momento para o outro?!
Quem "inventou" estes locais hermeticamente fechados e sem ventilação adequada deveria, na verdade, aprender muito com os países nórdicos... onde, apesar de existirem leis condicionantes ao fumo em locais fechados desde 2004, foram criados espaços como este, em que permitem que as pessoas estejam à sua vontade.





Depois de mais 35 minutos de atraso na saída do vôo...
Regressamos, finalmente, a Lisboa com cerca de 11 horas de viagem em cima, a passagem por 3 países, longas esperas em 2 aeroportos (que me fizeram reconsiderar a expressão non-lieux) e muitas (outras) recordações (mais) agradáveis.



P.S. - Lamento bastante (por mim e pelos meus leitores aqui do blog) não ter tido a possibilidade de ficar mais do que 3 dias em Malmö, para aqui deixar mais relatos de viagem (já que, ao que parece, me estava a tornar perita em crónicas de viagem)...
mas a culpa é da Comissão Europeia, que não nos pagou mais nada! ;)



Photos-Composition created with
Fd's Flickr Toys


7 comentários:

Mafarrico disse...

Gosto do candeeiro Ikea no Ibis Smoking Lounge :)

Alexa disse...

Clara D'Ovo: :)))
IKEA land ;)
Bjs

Anónimo disse...

Olha já acabou.... que pena!
Obrigada Alexa, gostei muito.
:))

Reticências... disse...

OOhhh...e eu que estava a gostar tanto: quando fazes a próxima viagem!;)

Alexa disse...

Lena: Não precisas de agradecer! Fico muito contente que tenhas gostado das crónicas de viagem... e, também, com muita pena de só ter ficado 3 diazinhos em Malmö!
Bjs e bom fds

Anónimo disse...

ola tudo bem com você?
bem eu estav pesquisando sobre Copenhage, denmark ect...e encontrei seu BLOGGER
então resolvi dar uma olhadinha
gostei muitO

e vi que você já havia estdo em Copenhaga!

e como eu estou me preparando para ir agora em maio ( COPENHAGA )
Eu gostaria de saber se você poderia me enviar dicas, ou lugares lá na DINAMARCA!
Adoraria!

pois como eu irei de tour eu vou com certeza precisar de Dicas!!



muito OBRIGADO
Desde já AGRADEÇO.....

Alexa disse...

Anónimo: respondendo à sua pergunta... não posso ser de grande ajuda, pois apenas estive dentro do aeroporto de Copenhaga (Dinamarca), em rota para a Suécia.
Nunca cheguei a sair do aeroporto.
Boa viagem!