terça-feira, 22 de maio de 2007

Viagem à Suécia - Dia 1



Viagem e estadia pagas pela Comissão Europeia, para apresentar uma comunicação neste fórum, fizeram com que tivesse de fazer um trajecto de mais de 6 horas com escalas em 2 outros países (por ser consideravelmente mais barato).

Saída de Lisboa às 7h50 com destino a Zurique (onde chegámos às 11h30). Voo de Zurique para Copenhaga às 12h25… onde comi a pior refeição da minha vida (digno de destaque aqui).



Created with Fd's Flickr Toys



Aterramos em Copenhaga onde uma mala perdida no seio do nosso grupo (de 8 pessoas) nos atrasa um pouco a partida para Malmö.
De Copenhaga para Malmö viajamos num comboio fantástico, que parte à hora marcada e sem atrasos, seguindo viagem pela ponte de Oresünd, a mais longa da Europa.




Chegamos por fim a Malmö. Depois de recolhidas as informações turísticas sobre a localização do nosso hotel e feito o câmbio para a moeda local, recompomo-nos da viagem numa "chocolaterie" de Gustav Adolf's Torg, onde as empregadas nos parecem demasiado lentas na resposta aos pedidos dos clientes, ou melhor, sem pressa alguma para o que quer que seja (como viríamos a descobrir mais tarde).

O grupo português é tão grande quanto díspares são as personalidades de cada um dos seus viajantes. Por isso, e como o programa da estadia é bastante "apertado" para conseguirmos visitar a cidade, a dada altura, o grupo divide-se e decidimos seguir rotas diferentes para chegarmos ao hotel onde ficaremos alojados: enquanto alguns seguem de autocarro, nós preferimos fazer o trajecto todo a pé, para vermos um pouco de Malmö.




Antes desta viagem, quando me pus a ler informação na internet sobre a cidade de Malmö, fiquei antecipadamente desejosa de conhecer a sua Biblioteca, um edifício que pelas descrições me parecia algo maravilhoso.
Quando, finalmente, o vi in loco, fiquei completamente encantada com esta obra-prima da arquitectura, composta por dois edifícios - um moderno e outro mais antigo -, que se interligam entre si.
A parte nova, concebida pelo arquitecto dinamarquês Dane Henning Larsen, apelidada de Calendário da Luz, foi aberta ao público em 1997; e é, de facto, um espaço único, onde o interior e exterior se cruzam numa harmonia diáfana e muito relaxante. A secção mais antiga data de 1899 e foi desenhada por John Smedberg e Fredrik Sundbärg.





Continuando a nossa caminhada pelas ruas da cidade, constatamos como, na verdade, a bicicleta é o meio de transporte mais democrático que existe: novos ou velhos, de classe média ou alta, homens, mulheres ou crianças, toda a gente em Malmö prefere utilizar a bicicleta para circular na cidade (diga-se de passagem, que o terreno plano ajuda consideravelmente nestas deslocações. E, no nosso grupo, não resistimos a fazer a analogia com Lisboa, onde tal prática não seria possível!), contribuindo, assim, para a melhoria do ar que se respira.

As faixas criadas especialmente para bicicletas, lado a lado com as faixas pedonais são, também, um exemplo claríssimo da organização e rigor nórdicos - que nada têm a ver com as nossas práticas mais mediterrânicas.
E o mais curioso é que impera um acentuado respeito entre veículos de duas rodas e peões... Por momentos, acreditamos ter sido conduzidos para outra galáxia!...





Malmö é, também, conhecida como a "cidade dos parques".
Parques imensos, a perder de vista, onde, às 17 horas, vemos muitas pessoas a jogarem jogos ancestrais, a andarem de bicicleta, a fazerem jogging ou, simplesmente, a apanharem sol.
A vida ali parece ser levada de uma forma consideravelmente mais moderada do que a nossa em Lisboa... e ninguém parece ter pressa para nada, limitando-se a aproveitar bem cada minuto do dia.

De passagem por um desses parques - Pildammsparken, aproveito a pequena pausa do nosso grupo para fotografar. Distraída, começo a ouvir um pato que se aproxima e quase me entra pela objectiva a dentro, tentando interagir comigo, ou pedindo apenas comida... o momento fica, também, registado para a posteridade.




Chegamos ao bairro de Borgmastaregarden, perto de onde fica situado o nosso hotel. Um bairro residencial com prédios de 3 a 4 andares, muito sossegado, com jardins esplendorosos e muito bem tratados nos seus pátios interiores.

Ao entardecer, o sol entra por aquelas varandas rasgadas (todas semelhantes e com o mesmo tipo de estores, para não destoarem e criarem harmonia), criando sombras dos seus habitantes, que lêem ou fazem crochet lá dentro.
Fico completamente embasbacada a olhar para aquelas magníficas varandas... e a desejar, também, poder gozar de um pouco daquela imensa tranquilidade que ali emana.




Ao final da tarde, os nossos anfitriões oferecem-nos um informal buffet dinner, e, tal como há 4 anos atrás, para mal dos meus pecados (e do meu imaginário infantil - já que o problema é, precisamente, o facto de ter gostado do que comi!), volto a degustar um Bambi e uma iguaria fabulosa chamada Janssons frestelse.








Os Vocal Six dão-nos as boas vindas e acompanham-nos com muito humor durante toda a refeição.
Uma excelente ideia para animar um jantar com mais de 300 pessoas de tantas nacionalidades diferentes (a ser confirmada pelo número de pessoas que registaram as diversas actuações em vídeo através das suas máquinas fotográficas ou telemóveis)!

Terminamos a noite na Smoking-Room do hotel, a alinhavar as 3 diferentes partes da nossa comunicação.
E eu a descobrir que nos encontramos mesmo na IKEA-land!...




6 comentários:

Anónimo disse...

Olá Alexa:
Mas que grande e belissima reportagem fotográfica e não só! Até me senti a viajar (só faltaram os sons e os cheiros!!)
;))
Penso que correu tudo bem e sempre deu para mudar de ares, não é ?
Bjs.

Anónimo disse...

Só quero dizer que adorava conhecer os países nórdicos, mas as viagens são um bocado "carotas".
Assim sendo, tento contentar-me com a net e com as idas ao Ikea (já comi as almondegas deles, mas gosto muito mais das nossas!)
;)
Ciao!!

Reticências... disse...

Gostaria tanto de comentar cada coisa, cada foto, cada paisagem, mas depois enchia este espaço e seria um post em vez de um comentário!
Adorei tudo e estou ansiosa à espera dos outros dias e das outras fotos!

Alexa disse...

Lena: Muito obrigada pelos comentários!
Parece que já encontrei uma nova profissão (caso me farte, um destes dias, da minha)... guia turística ;)
A viagem correu muito bem, obrigada! E, de facto, os países nórdicos (pelo menos a Suécia - que fiquei a conhecer melhor) são lindissímos!
Bjs

Alexa disse...

Reticências: Obrigada, amiga!
Foram poucos dias, mas espero aqui deixar uma boa reportagem fotográfica :)
Bjs

Alexa disse...

"Sent: May 31, 2007
Subject: Vocal Six
Message: Hello Xana!

We in Vocal Six are very flattered that you have taken time to load up a videoclip of us singing at the European Forum on Asylum in Malmö. Hower we don't think that the clip is representative enough for how we want to presentate ourselves on the internet. So therefore we would be most thankful if you would delete the clip.

Best regards

Robert Persson
robban@vocalsix.com
www.vocalsix.com"


Apenas para informar os meus leitores que devido a esta mensagem que recebi no YouTube, tive que apagar o video que constava neste post.