segunda-feira, 26 de março de 2007

A máquina fotográfica nas mãos de uma criança



Fotografia de Mohamed B.


Esta tarde descobri, finalmente, de onde vem a minha paranóia pelas fotografias de comida... ao deixar uma criança de 8 anos pegar na minha máquina fotográfica e tirar uma fotografia ao que lhe apetecesse!...


domingo, 25 de março de 2007

Dois





"Dois...
Apenas dois.
Dois seres...
Dois objetos patéticos.
Cursos paralelos
Frente a frente...
...Sempre...
...A se olharem...
Pensar talvez:
“Paralelos que se encontram no infinito...”
No entanto sós por enquanto.
Eternamente dois apenas."


(de Pablo Neruda)




sábado, 24 de março de 2007

Futebol Felino







O futebol cá de casa, promovido com a colaboração do primo Tarek!... :)





sexta-feira, 23 de março de 2007

Notas Soltas - XXXIX



- As mãos que fotografam -






- Corners of my... # 11 -

... Workplace.


À semelhança do que faço em minha casa, também no emprego gosto de ter uma série de fotografias expostas num placard de vidro que fica mesmo atrás da minha secretária... que me recordam a importância daqueles para quem trabalho diariamente e dos colegas (que estão longe e dos que estão mais perto).





- Mais uma... -


... para a colecção.




Para celebrar a passagem de todas as suas saquetas ao formato de pirâmide, a Lipton está a oferecer esta fabulosa caneca (com suporte para colocarmos a saqueta de chá), na compra de 2 embalagens de chá.

quinta-feira, 22 de março de 2007

Notas Soltas - XXXVIII




Este final de tarde, na Bobadela, encontrei um "ajudante", que me seguiu para todo o lado, enquanto tirava as últimas fotografias do dia...
E, antes de me vir embora para casa, me ofereceu estes dois magníficos desenhos que esteve a pintar.

Há dias assim... simpáticos, despreocupados e ensolarados pelo sorriso simples de uma criança!





- A realidade como forma de inspiração para a Arte -



Só ficou a faltar uma!...




- Manhãs que parecem uma Tela -


Telheiras, 20/03/07


... onde tudo se pode inscrever.




quarta-feira, 21 de março de 2007

Notas Soltas - XXXVII



- Hoje é "Dia" de tudo e mais alguma coisa! -


Para celebrar a chegada da Primavera e a Poesia...



"A Magnólia", de Luíza Neto Jorge

A exaltação do mínimo,
e o magnífico relâmpago
do acontecimento mestre
restituem-me a forma
o meu resplendor.

Um diminuto berço me recolhe

onde a palavra se elide na matéria
- na metáfora -
necessária, e leve,
a cada um onde se ecoa e resvala.

A magnólia,
o som que se desenvolve nela

quando pronunciada,
é um exaltado aroma
perdido na tempestade,

um mínimo ente magnífico
desfolhando relâmpagos
sobre mim.




- Sugestão do Sítio do Costume... -


Para comemorar em festa o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial...



No dia 21 de Março de 1960, ocorreu na cidade de Sharpeville, na província de Gauteng, na África do Sul, um protesto, realizado pelo Congresso Pan-Africano (PAC). O protesto pregava contra a Lei do Passe, que obrigava os negros da África do Sul a usarem um cartão, no qual estava escrito a onde eles podiam e deviam ir.

Cerca de cinco mil manifestantes reuniram-se em Sharpeville, uma cidade negra nos arredores de Johannesburg, e marcharam calmamente, num protesto pacífico. A polícia sul-africana conteve o protesto com rajadas de metrelhadora. Morreram 69 negros, e cerca de 180 ficaram feridos.

Após esse dia, a opinião pública mundial focou sua atenção pela primeira vez na questão do Apartheid, e aos horrores que estavam sendo realizados na África do Sul, no dia 21 de Novembro de 1969, a ONU implementou o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, que passou a ser comemorado todo dia 21 de Março, a partir do ano seguinte.




- "Somos todos Fotógrafos... Agora!" -





"The reason why we want to remember an image varies; because we simply "love it", or dislike it so intensely that it becomes compulsive, or because it had made us realize something about ourselves, or has brought about some slight change in us.perhaps the reader can recall some image, after the seeing of which he has never been quite the same."
(
Minor White)



Através d'"O Elogio da Sombra", tive conhecimento deste projecto, criado pelo Musée de l'Elysée de Lausanne (Suíça), o qual pretende dar conta da rápida mutação da Fotografia nos tempos "digitais" que correm.

Um projecto muito interactivo, que convida todos os fotógrafos amadores dos pontos mais díspares do globo a submeterem as suas fotos online (sendo, em cada semana, escolhidas algumas fotos que serão expostas ao vivo e a cores no museu), permitindo, também, o debate entre os participantes e o acompanhamento de todo este evento através deste blog.



terça-feira, 20 de março de 2007

SPT # 29 - "Online Tools"


A mesma fotografia da semana passada, utilizando outra ferramenta online: Image Mosaic Generator, para responder ao desafio deste mês.


segunda-feira, 19 de março de 2007

Notas Soltas - XXXVI



- Futebol de 5 -



Este domingo de manhã houve futebol de 5 cá em casa, graças à prendinha que o meu afilhado Tarek ofereceu às suas primas Mary Poppins, Boneca, Tucha, Zazie e Dulcineia.

De acordo com a sua "mãe", o Tarek já se ofereceu para árbitro, caso as meninas não se entendam... Porque com apenas 6 meses ele já é maior do que elas!...






- Miau -


A nova revista para o jet-set felino.
De chorar a rir com artigos como "Pantufa e Dª. Gata abrem as portas da sua nova casa" ou "Bianca, gata do mês" e, ainda, "Partilhar a cama com um humano? Cada vez mais gatos deixam os seus donos dormir com eles. Descubra algumas vantagens".

Promovida pela "Catsan" e de distribuição gratuita.





- O "Jogo" -





domingo, 18 de março de 2007

Domingo...



... de pinturas em Vila Pouca...


... com a Primavera já quase a chegar...





... e um agradável dia passado ao sol.







Notícias do Reino Animal de Vila Pouca - III



No quarto de Toshiba...






O "Valentão"




Em Vila Pouca existe um rio que, até à data, não conhecia (devido à imensa lama que se acumulara no terreno de acesso ao mesmo), mas sobre o qual já ouvira muito falar. Um rio, ou melhor, um pequeno riacho.
Do outro lado do riacho existe uma tenda improvisada onde se encontram alguns cães, aparentemente, de “caça”.
Sempre que alguém se aproxima do riacho, os ditos cães desatam a ladrar… num tom que nem parece ser bem ameaçador, mas muito mais como se estivessem a querer chamar a atenção de quem por ali passa.
Noutras semanas, também, já ouvira por diversas vezes esse mesmo ladrar… sem saber ao certo de onde vinha.

Paramos na outra margem do riacho e começo a tirar fotografias à paisagem.
Do outro lado do riacho, fora da tal tenda, aparece um podengo a olhar para nós e a ladrar-nos furiosamente. Continuo a tirar fotos, enquanto M. se começa a afastar.
Quando volto costas ao riacho para me ir embora, sinto uma presença atrás de mim e um arfar ameaçador. M. segue à minha frente e, sem olhar para trás, digo:
- “Sabes, o cão vem atrás de nós...”
M.: - “Achas mesmo que o cão ia atravessar o rio para vir atrás de nós?”
E, quando nos voltamos as duas para olhar para trás, vemos o tal podengo já na nossa margem do riacho, a seguir-nos.

Por momentos, recordo-me das sábias palavras do meu avô, que um dia, durante umas férias de Verão, foi perseguido por uma matilha de cães: - “Nunca demonstrar medo aos cães, porque eles cheiram-no e atacam quando pressentem que estamos receosos.”
E com estas palavras a latejarem na minha mente continuo a andar, a tentar manter uma postura muito zen (eu que adoro todos e mais alguns animais e não costumo ter medo deles), enquanto penso: - “Estou tramada, porque o cão vai perceber que estou cheia de medo dele”.
Continuamos a andar, com o Valentão sempre atrás de nós. M. pára, olha para trás e diz qualquer coisa ao cão. Em resposta, o Valentão põe-se a ladrar roucamente, enquanto nos rosna também.
Finalmente, ouve-se ao longe um assobio e, muito relutante, o Valentão começa a caminhar vagarosamente para trás, para a outra margem do rio (onde o dono, certamente, o espera), olhando-nos de soslaio.

Grande lição que aprendi hoje: - Fotografar a natureza e os animais no seu habitat natural não é bem a mesma coisa do que fotografar as minhas gatas lá em casa!...



sábado, 17 de março de 2007

Sábado...



... de manhã, nos quintais das traseiras...








... à tarde, na varanda da frente...