terça-feira, 20 de março de 2007

SPT # 29 - "Online Tools"


A mesma fotografia da semana passada, utilizando outra ferramenta online: Image Mosaic Generator, para responder ao desafio deste mês.


segunda-feira, 19 de março de 2007

Notas Soltas - XXXVI



- Futebol de 5 -



Este domingo de manhã houve futebol de 5 cá em casa, graças à prendinha que o meu afilhado Tarek ofereceu às suas primas Mary Poppins, Boneca, Tucha, Zazie e Dulcineia.

De acordo com a sua "mãe", o Tarek já se ofereceu para árbitro, caso as meninas não se entendam... Porque com apenas 6 meses ele já é maior do que elas!...






- Miau -


A nova revista para o jet-set felino.
De chorar a rir com artigos como "Pantufa e Dª. Gata abrem as portas da sua nova casa" ou "Bianca, gata do mês" e, ainda, "Partilhar a cama com um humano? Cada vez mais gatos deixam os seus donos dormir com eles. Descubra algumas vantagens".

Promovida pela "Catsan" e de distribuição gratuita.





- O "Jogo" -





domingo, 18 de março de 2007

Domingo...



... de pinturas em Vila Pouca...


... com a Primavera já quase a chegar...





... e um agradável dia passado ao sol.







Notícias do Reino Animal de Vila Pouca - III



No quarto de Toshiba...






O "Valentão"




Em Vila Pouca existe um rio que, até à data, não conhecia (devido à imensa lama que se acumulara no terreno de acesso ao mesmo), mas sobre o qual já ouvira muito falar. Um rio, ou melhor, um pequeno riacho.
Do outro lado do riacho existe uma tenda improvisada onde se encontram alguns cães, aparentemente, de “caça”.
Sempre que alguém se aproxima do riacho, os ditos cães desatam a ladrar… num tom que nem parece ser bem ameaçador, mas muito mais como se estivessem a querer chamar a atenção de quem por ali passa.
Noutras semanas, também, já ouvira por diversas vezes esse mesmo ladrar… sem saber ao certo de onde vinha.

Paramos na outra margem do riacho e começo a tirar fotografias à paisagem.
Do outro lado do riacho, fora da tal tenda, aparece um podengo a olhar para nós e a ladrar-nos furiosamente. Continuo a tirar fotos, enquanto M. se começa a afastar.
Quando volto costas ao riacho para me ir embora, sinto uma presença atrás de mim e um arfar ameaçador. M. segue à minha frente e, sem olhar para trás, digo:
- “Sabes, o cão vem atrás de nós...”
M.: - “Achas mesmo que o cão ia atravessar o rio para vir atrás de nós?”
E, quando nos voltamos as duas para olhar para trás, vemos o tal podengo já na nossa margem do riacho, a seguir-nos.

Por momentos, recordo-me das sábias palavras do meu avô, que um dia, durante umas férias de Verão, foi perseguido por uma matilha de cães: - “Nunca demonstrar medo aos cães, porque eles cheiram-no e atacam quando pressentem que estamos receosos.”
E com estas palavras a latejarem na minha mente continuo a andar, a tentar manter uma postura muito zen (eu que adoro todos e mais alguns animais e não costumo ter medo deles), enquanto penso: - “Estou tramada, porque o cão vai perceber que estou cheia de medo dele”.
Continuamos a andar, com o Valentão sempre atrás de nós. M. pára, olha para trás e diz qualquer coisa ao cão. Em resposta, o Valentão põe-se a ladrar roucamente, enquanto nos rosna também.
Finalmente, ouve-se ao longe um assobio e, muito relutante, o Valentão começa a caminhar vagarosamente para trás, para a outra margem do rio (onde o dono, certamente, o espera), olhando-nos de soslaio.

Grande lição que aprendi hoje: - Fotografar a natureza e os animais no seu habitat natural não é bem a mesma coisa do que fotografar as minhas gatas lá em casa!...



sábado, 17 de março de 2007

Sábado...



... de manhã, nos quintais das traseiras...








... à tarde, na varanda da frente...









sexta-feira, 16 de março de 2007

Como uma desgraça nunca vem só...



Como uma desgraça nunca vem só, para além da malfadada constipação, desde 4ª feira, tenho-me visto mesmo aflita com um ataque severo de sinusite, que me tem dado dores de cabeça estupidamente fortes, que me têm feito ficar com os olhos inchados e brilhantes como se andasse a arder em febre o dia inteiro.

Como uma desgraça nunca vem só, ontem tive que começar a efectuar com uma colega o inventário dos novos equipamentos da organização em que trabalho… e o pó e a humidade, não contribuíram nada para a minha melhoria.
Acabei por ter que vir mais cedo para casa, com o nariz completamente atrofiado e a arder.

Como uma desgraça (normalmente) nunca vem só… mas é, também, nestas alturas desesperantes, que a necessidade aguça o engenho: pus-me a inalar durante 20 minutos o vapor de água a ferver com sal… o que, para além dos medicamentos, ajudou bastante a que esta manhã, pelo menos, já acordasse sem as terríveis dores de cabeça provocadas pela sinusite.


quinta-feira, 15 de março de 2007

Notas Soltas - XXXV




- "
Capulana" -




Hoje ofereceram-me este tecido lindíssimo, vindo directamente de Moçambique... que vai servir para "revestir" a última janela lá de casa ainda sem cortinados (a da sala).

Muito obrigada pela lembrança, Isabel!





- Tamarix em Flor -



Plantei-a há quase 2 anos. E, pela primeira vez, começou a florescer... Lindíssima, por sinal!




- Às "Quintas" na Bobadela - VI -



"Je m'appelle Mohammed"



"- Comment tu t'appelles?
- Ça dépend de l'endroit où je me trouve. Tu peut m'appeler Mohammed. Mais je pourrais m'appeler Joseph.
(...)
Ce n'est pas la terre qui est à nous,
C'est nous qui sommes à la terre."

(de
La Rue Kétanou)


Por momentos, paro de escrever e levanto o olhar para descansar a vista, vislumbrando-os aos dois, lado a lado, muito serenos, por detrás do balcão da recepção, a contemplarem a nossa actividade.
Um deles também ali trabalha, enquanto o outro chegou há alguns dias apenas e lhe faz companhia, por não ter mais ninguém com quem brincar.

Segue-nos com os olhos muito vivos para todo o lado, atento ao nosso mais pequeno movimento. Quando o encaramos, sorri-nos com as suas enormes pestanas e os olhos escuros muito luzidios. Tem 8 anos e veio da Argélia. Fala em Árabe com Nasri, em Francês connosco e, muito em breve, falará também em Português.



Apropriação dos Espaços pelas Pessoas

Em Outubro, antes do edifício ser inaugurado, já começava aqui a imaginar como começaria a ser feita a apropriação daqueles novos espaços pelos indíviduos.

Esta manhã, foi com imensa curiosidade e um misto de receio zeloso que entrei no espaço mais íntimo deste edifício. E, apesar de sentir que estava a invadir algo que não me pertencia e que deveria permanecer bem guardado, o apelo da Antropologia foi mais forte do que eu!...

Finalmente, começava a aperceber-me como os indivíduos se apropriavam daqueles espaços maravilhosos, construídos de raíz exclusivamente para eles.

De facto, não são os espaços que fazem as pessoas (apesar de poderem contribuir para acalmar os seus estados de espírito, como é o caso), mas sim estas que adaptam os espaços às suas vidas, emoções e realidades.



Por mais bonita ou de design que seja uma mobília, para uma criança, o essencial é bem diferente do seu carácter utilitário!...



Como pode uma fotografia veicular tantas memórias que foram deixadas para trás?
De que forma pode uma (outra) fotografia (oferecida) contribuir para a auto-valorização do indivíduo que sofre?

quarta-feira, 14 de março de 2007

"De caixão à cova"...



Já não me dava uma assim tão forte há bastante tempo!...
Mas, desta vez, foi mesmo de "caixão à cova", porque começou logo por me atacar a garganta (o último e derradeiro orgão que costuma levar a estocada final da gripe) e, desde 2ª feira, tem sido sempre a piorar.
Até a vontade para aqui escrever no blog ou fotografar tem sido muito poucohinha...

O que me irrita mais é estar constipadíssima, precisamente, no início da Primavera, quando tenho mais trabalho para fazer no emprego... e quando já consegui ultrapassar ilesa esses vírus da gripe que por aí andaram em Janeiro.

terça-feira, 13 de março de 2007

SPT # 28 - "Online Tools"



A mesma fotografia da semana passada, utilizando outra ferramenta online: Hockneyizer.

segunda-feira, 12 de março de 2007

domingo, 11 de março de 2007

Notícias do Reino Animal de Vila Pouca - II



Fotografia de Cecília Carril


Fotografia de Tiago Carvalho




Depois de uma longa espera, na madrugada da passada 5ª feira, Toshiba teve, finalmente, 4 filhotes lindos... que, agora, protege com grande zelo e afinco.

Fotografias em directo, por intermédia pessoa... dado que hoje não fui a Vila Pouca.