quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Há um ano atrás...



... neste mesmo dia, viria a conhecer, fruto de tristes acasos da vida, aquela que se transformaria, algum tempo mais tarde, na minha melhor amiga aqui no bairro em que moro.

Curiosamente (ou, talvez, não), sem me lembrar sequer deste 1º aniversário de "conhecimento", esta noite, tive um estranho (e tão real) sonho com ele... como que a tentar tranquilizar-me depois de tudo o que se passou.

Apesar da extrema lógica e racionalidade pelas quais tento pautar a minha existência, continuo a acreditar, cada vez mais, que na vida nada acontece por acaso... nem sequer os amigos que vamos fazendo ou as situações pelas quais temos que passar... tudo tem um sentido mais profundo!



quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Notas Soltas - XXVIII


- Noite de Sushi -






Já não nos encontrávamos para as nossas noites de sushialgum tempo.
Hoje, voltámos a juntar-nos, no Restaurante Odivelas Parque, para a degustação deste prato magnífico e, juntando o útil ao agradável, para colocar a conversa em dia e efectuar as habituais trocas de chá do nosso clube.

Adorei o serão e as prendinhas, primita!
Pena é que o bule japonês tenha ficado apenas em fotografia e, graças ao meu mano, não tenha vindo parar cá a casa!
;)
Espero que o chá que levaste tenha dado algum resultado.




- Manias -


Ontem comecei mais uma daquelas actividades ou manias que poderá ser considerada pelo comum dos mortais como a mais idiota e inútil: juntar alguns pacotinhos de açúcar (porque nunca deito o pacote inteiro no café, apenas três quartos), para ajudar na despensa cá de casa.
Curiosamente, esta mania apenas durou meio dia, dado que hoje, no café aqui do bairro, me deram estes pacotes todos, ao saberem que estava sem açúcar em casa.
Deve ter sido apenas um dos proveitos da "guerra aberta" que se gerou desde esta situação aqui.




- Alegrias dos Condomínios - II -

Enviar pela terceira vez a carta de convocatória para a 1ª Assembleia Ordinária de Condomínio do ano, devido à falta de quorum nas reuniões precedentes, pode tornar-se uma tarefa tão estúpida quanto ingrata!...
No entanto, quando, a meio da tarde, recebemos uma chamada telefónica de um dos condóminos a pedir-nos muitas desculpas, tentando justificar-se por ter andado a faltar às reuniões de condomínio (tal e qual as desculpas esfarrapadas de um garoto que falta às aulas), a coisa torna-se muito mais engraçada!
Sobretudo, a partir do momento, em que descobrimos que o provérbio popular "Quando se zangam as comadres, descobrem-se as verdades" tem efectivamente um fundo de verdade... e que, quando se trata de condomínios, isto até daria para redigir uma tese de dissertação de mestrado em Antropologia!!


terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Corners of my Home # 10





Depois de 7 meses guardada dentro de uma caixa de papelão (já meio destruída pelas minhas gatas), à espera de ser montada (porque eu não tenho lá muito jeito para essas coisas), ei-la, finalmente, que hoje viu a luz do escritório cá de casa!...

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Notas Soltas - XXVII


- Os "Sem-Ponte" -






- Sugestão do Sítio do Costume -






A Royal Canin tem vindo a oferecer uma série de produtos/brindes na compra dos seus sacos de ração para gatos (enciclopédias sobre os felinos, tendinhas para eles brincarem e latas giríssimas alusivas ao Natal).

Mas, desta vez, esmeraram-se mesmo bastante, ao criarem esta lata tamanho XL (com tampa anti entrada de ar e tudo), oferecida na compra dos sacos de racção de 4 kgs "Indoor".
Um must a não perder!!!!




- Dualidades -



Desde o início de Fevereiro, que tenho trabalhado 4 dias por semana aqui...




E um único diazinho, aqui...




Apesar das diferenças serem bem evidentes, o facto é que me sinto muito mais em casa no 1º escritório... o mais desarrumado!

domingo, 18 de fevereiro de 2007

Novidades de Vila Pouca





Já não ia desde Dezembro do ano passado.
E, verdade seja dita, já sentia saudades daquele ar puro, da imensidão do céu azul e da pacatez daquela pequena aldeia!



Hoje regressei a Vila Pouca, para acompanhar o meu irmão nas suas deambulações de novo proprietário e para o ajudar na escolha das tintas para os interiores.
Mas o facto é que, depois de ver estes catálogos, a minha veia de artista sonhadora é que ficou com imensa vontade de pintar alguma das paredes da minha casa em Lisboa com uma destas "cores vibrantes", que nos alegram logo a alma e dão vida a tudo!

Para além dos costumeiros "monólogos" com as vizinhas (que assomam logo à porta, para apanhar sol, mal nos vêem chegar), sobre todos e mais alguns habitantes da pequena aldeia; ficámos a saber outras novidades bem mais interessantes do que as tricas e mexericos dos seres vivos de duas patas...





... o Docas (gato preto e branco) engravidou a Toshiba (gata tigrada)...



... o Tobias tem andado cada vez mais frágil e magro, devido ao seu problema respiratório...




... E ficámos, ainda, a conhecer o Sansão, cão abandonado que acabou nas mãos de uma senhora da aldeia, após o seu anterior companheiro canino ter morrido atropelado (cada vez acho mais curioso como nesta pequena aldeia a maioria das pessoas ainda adopta animais abandonados, ou recolhe os que por ali aparecem sem eira nem beira, tratando-os com bastante zelo... quando, nas grandes cidades, é a miséria a que temos de assistir todos os dias!!!).



O Sansão, cão extremamente meigo, que, sem nos conhecer de lado algum, atirou-se logo às nossas pernas para nos abraçar e dar turrinhas, tem a particularidade de ter um dos olhos parcialmente despigmentado, o que lhe dá um ar bem engraçado.



No final do dia, regressei a casa carregadinha de plantas de todos os tamanhos, cores e feitios, oferecidas por uma das vizinhas do meu irmão, para colocar na minha varanda.

Sem dúvida alguma, um domingo muito bem passado em Vila Pouca!...



sábado, 17 de fevereiro de 2007

Notas Soltas - XXVI


- Notícias da Meg -



Esta é a Meg, a cadelinha cujo resgate acompanhei bem de perto, há um ano atrás.



Depois das últimas notícias que aqui deixei, a situação não mudou muito e a Meg continua em casa da mãe da F.
Cada vez mais rechonchudinha e mimada, descobriu-se, recentemente, que esta cadela sofre de uma enorme ansiedade e ainda não terá esquecido todos os momentos menos agradáveis pelos quais passou.
Cada vez que me vê faz uma festa enorme e desata a chorar e a dar-me beijinhos.





- Manias -



Nunca engracei lá muito com as pequenas moedas "negras" de 0,1€ e 0,2€ (não me perguntem porquê, pois, como se costuma dizer, "cada louco tem a sua mania")!...
Desde há alguns tempos que, cada vez que me davam como troco moedas destas, chegava a casa e ia-as juntando numa caixinha.
Hoje, finalmente, atingi os 2,80€ e fui "carregada" comprar um maço de Lucky Strike normal, ao café aqui do bairro.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Carnaval




Uma bruxinha no café, ao pequeno-almoço... Um diabinho na rua, a dirigir-se para a escola... E um pequeníssimo Homem-Aranha, a subir as escadas do metropolitano, de mão dada com a sua mãe...
Está aí o Carnaval!!!

E, por momentos, a cidade parece ter ganho uma vida muito especial, com todos estes pequenos seres encantados com a magia das suas máscaras e disfarces.



quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Notas Soltas - XXV



- Através do Espelho - III -

Bairro do Armador, 14/02/07









- Às "Quintas" na Bobadela!... - III -

Bobadela, 15/02/07


Projecções... de dentro para fora.



quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

O Amor



José Jorge Letria, in "O que é o Amor?"



Não costumo comemorar este dia.
Mas, como 4 dias após o grande 31, ainda continuo a receber sms's e e-mails de felicitações (obrigada a todos!)... cheguei à sábia conclusão que o Natal, os aniversários e o Dia dos Namorados (ou melhor, a celebração do Amor), são quando o Homem quiser!...
E, por isso, aqui fica uma breve nuance sobre a temática...
Para alguém que se está a tornar muito especial! :)

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Notas Soltas - XXIV


- Dias em que nos sentimos como as personagens de alguns filmes -



Young-goon no filme "I'm a Cyborg, But That's Ok", de Chan-wook Park.

Críticas aqui e aqui... enquanto ficamos à espera que a sua distribuição chegue a Portugal.




- SPT # 25 - Black & White -



Morning feet / Evening feet





- A Sra. A. e os seus Gatos -

* APELO DE ADOPÇÃO URGENTE *


Recebi hoje, por e-mail, este apelo urgente para a adopção de 15 gatos de uma idosa que já não tem condições e capacidades para os manter junto de si.
Sensibilizou-me imenso esta história. Não só porque se vê claramente que estes animais estão muitíssimo bem cuidados e estimados (e que, sendo alguns deles, gatos já de uma idade avançada, mais difícil será conseguir arranjar-lhes donos - já que a grande maioria das pessoas, actualmente, prefere adoptar gatinhos bébés), como, também, porque toda a situação me recordou esta frase... e me pus a imaginar a dor, para a senhora idosa e para os próprios animais, da sua separação.
Não posso fazer muito mais do que divulgar esta situação, através do meu blog... mas espero, sinceramente, que o futuro destes animais continue a ser risonho!



"Esta é a história triste da Sra. A., senhora amável, sexagenária, de saúde frágil e que aos poucos foi perdendo a visão, estando neste momento praticamente cega.

A Sra. A não tem família, ou melhor a sua família são os seus 12 gatos que incondicionalmente a amam, sem preconceitos, ao contrário de alguns amigos que se foram afastando quando ela deixou de estar bem na vida e a precisar de apoio…

Dependente de terceiros para as actividades do dia-a-dia a Sra. A. tem o apoio de uma instituição que lhe presta apoio domiciliário. A alimentação dos 12 gatos é assegurada por uma amiga que também cuida deles deslocando-se diariamente a casa da Sra. A. para a limpeza diária das caixas de areão, para colocar ração, mudar a água e dar um jeito à casa.

Os gatinhos são felizes e adoram a Sra. A. mas a vida nem sempre sorri e infelizmente teremos de encontrar novos lares para eles. Não só devido à saúde frágil da Sra. A. (que foi ontem internada no hospital) como devido às pressões da instituição, que presta apoio domiciliário, para que os gatos sejam retirados…

Temendo pelo futuro destes 12 gatos vimos pedir a vossa ajuda na divulgação deste apelo de adopção.

Adopte um destes gatinhos! Ao fazê-lo está a dar-lhes a oportunidade de um futuro seguro. Em troca ganhará um verdadeiro amigo!

Veja de seguida a descrição de cada um dos gatos da Sra. A. e em anexo as suas fotografias.

Inicialmente eram 15 gatos na casa da Sra. A. De momento são 12 pois 3 deles já estão numa FAT (família de acolhimento temporário) à espera de também serem adoptados: o TONECAS, a MICAS e a BRUNA.

Contactos para adopção:

Cristina Ferreira * 966 420 094
cristinamaria.diasferreira@gmail.com

Raquel Leite * 966 159 582
raquel_pereiraleite@yahoo.co.uk

Localidade: Lisboa



Os Gatos da Sra. A.

(fotografias de Raquel Leite)




1. Juca (branco e tigrado)
O Juca é um gato fantástico! É um gatão grande, lindo, muito terno e calmo. Adora festas. Está castrado.
Idade: cerca de 3 anos
Ainda está na casa da Sra. A.





2. Lindinha (siamesa azul)
A Lindinha é uma gata siamesa azul de uma beleza invulgar e olhos cor de safira. É super meiga, adora festas e colo. Como qualquer siamesa que se preze é muito 'faladora' e muito apegada à dona. Está esterilizada.
Idade: cerca de 2 anos

Ainda está na casa da Sra. A.




3. Nico (colourpoint)
O Nico é um gato jovem, meigo, lindíssimo e super brincalhão! Os seus grandes olhos azuis lembram-nos o mar… Está castrado.
Idade: cerca de 2 anos
Ainda está na casa da Sra. A.




4. Dara (branca e tigrada)
A Dara é uma gata muito simpática que adora festas na barriga. É muito bonita e tem uns lindos olhos cor de esmeralda. Está esterilizada.
Idade: cerca de 8 anos
Ainda está na casa da Sra. A.





5. Chico (preto e branco)
O Chico é um gato calmo, um pouco independente e brincalhão. Precisa de ganhar confiança nas pessoas. Está castrado.
Idade: cerca de 4 anos
Ainda está na casa da Sra. A.




6. Nininha (tricolor)
A Nininha é uma "tartaruga tricolor" muito bonita. É uma gata calma e que gosta de festas. Tem a princípio receio de quem não lhe é familiar. Está esterilizada.
Idade: cerca de 2 anos

Ainda está na casa da Sra. A.




7. Mimosa (branca e cor-de-laranja)
A Mimosa é uma gata "ruiva" cheia de charme. É uma gata calma e meiga. Gosta muito de festas mas primeiro tem de ganhar confiança com a pessoa. Está esterilizada.
Idade: cerca de 4 anos.
Ainda está na casa da Sra. A.





8. Nikita
(siamesa)
A Nikita é uma gata encantadora. Super sociável, adora festas, de andar ao colo, dá-nos a barriga e faz ronrom. É uma gata calma e tem uma característica que lhe dar muito charme: é estrábica. Tem uma irmã gémea: a XANA. Está esterilizada.
Idade: cerca de 10 anos.
Ainda está na casa da Sra. A.




9. Xana (siamesa)
A Xana tem uma maneira de ser muito parecida com a sua irmã gémea, a Nikita. É muito meiga, adora festas e faz ronrom. Está esterilizada.
Idade: cerca de 10 anos.
Ainda está na casa da Sra. A.




10. Tonecas (branco e preto)
O Tonecas é simpático e meigo. Está a ser medicado pois teve um ataque de epilepsia possivelmente desencadeado pelo estado de ansiedade da Sra. A. por saber que vai ter de se separar de alguns dos seus amigos. Até à data não teve mais nenhum ataque. Precisa de um ambiente calmo em casa. Está castrado.
Idade: cerca de 4 anos.
Está numa FAT (família de acolhimento temporário).




11. Micas (tricolor cinza)
A Micas é uma "tartaruga tricolor" em tons de cinza. Além de muito bonita e uma gatinha muito doce que adora companhia e festas. Está esterilizada.
Idade: cerca de 3 anos.
Está numa FAT (família de acolhimento temporário).




12. Bruna (siamesa)
A Bruna é uma gata siamesa que gosta muito de pessoas. É uma gata meiga e simpática e que adora festas. Está esterilizada.
Idade: cerca de 4 anos.
Está numa FAT (família de acolhimento temporário).





13. Zazá (preta 'exótica')
A Zazá é uma gata preta, pequenina e de focinho curto. É meiga e gosta de festas mas apenas permite estas intimidades a quem já conquistou a sua confiança. Está esterilizada.
Idade: cerca de 8 anos.
Ainda está na casa da Sra. A.




14. Chiquinha (preta e branca)
A Chiquinha é uma gata muito bonita com a sua manchinha característica no nariz. É uma gata sociável e calma mas tem receio do contacto humano. Está esterilizada.
Ainda está na casa da Sra. A.





15. Tigrinha (tigrada)
A Tigrinha é uma gata com uns olhos verdes lindíssimos. Tem um pouco receio de pessoas estranhas mas com a habituação revela-se uma gatinha muito querida. A Tigrinha vai ter de ir ao veterinário pois suspeita-se que esteja com algum problema renal. Está esterilizada.
Ainda está na casa da Sra. A.