quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

A minha Nikon conhece a tua Kodak



Fotografia de José Antônio Oliveira


O surrealismo do post de hoje é todo em honra do ZA que, depois de muito penar na escolha, adquiriu hoje a sua primeira máquina fotográfica digital... e ficou mesmo com aquele sorriso "meio besta" (como diriam os brazucas) de orelha a orelha!

O ZA é um aficcionado da Fotografia, tal como eu, e costuma dar-me algumas boas ideias para posts e/ou fotos a colocar aqui no blog.

Bem-vindo à era do digital, ZA! Agora só te falta mesmo e criares o teu próprio blog! :)


terça-feira, 30 de janeiro de 2007

O Banho...


Fotografia de Tiago Matos Silva



... do meu afilhado, após o regresso de Marvão, onde andou a galgar a árvores e a rebolar-se no campo.

Como diria o pai da "criança", um ar de pura infelicidade e resignação!

segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Retorno à Civilização



Como diria o meu colega e amigo ZA, foi preciso eu sair de fim-de-semana para Marvão, à procura do frio e do descanso, para que nevasse nos arredores de Lisboa (exactamente com um ano e um dia de diferença)!...
Nós, a única "neve" que vimos, foi esta (e já ficámos bem contentes).

O retorno à civilização foi agreste esta manhã. Com 5 horitas de sono em cima, andei com a neura e irritada o dia inteiro. Para além de ainda não conseguir lidar lá muito bem com barulhos mais intensos ou com a cruzada que é ter que atravessar uma estrada.



sábado, 27 de janeiro de 2007

Fim-de-Semana no Campo










Fim-de-semana passado em Marvão, com 3 Amigos de longa data e o meu afilhado (numa estreia absoluta).
Longe de tudo e de todos, numa imensidão de horizonte, sem televisão e jornais e com pouquíssima rede para o telemóvel... Uma lareira sempre acesa e um agradável serão de Pictionnary-mímica (que virou memorável).
E um ar demasiado puro a ajudar-me a esquecer de fumar os cigarros que não cheguei a comprar em Lisboa para a viagem.

Às vezes, é mesmo muito bom podermos "afastar-nos" assim em excelente companhia, para recuperarmos a energia perdida e voltarmos a estar em contacto com a natureza (só nos faltou mesmo foi começar a subir às árvores, como o meu afilhado)!
Muito obrigada pela companhia, H., S&T e Tarek! :)

Mais fotografias aqui.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Deixar crescer o cabelo: Dia 245



8 meses

Como vou de fim-de-semana, este post sai mais cedo que a data habitual em que era suposto!...

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Notas Soltas - XXI


- Uma raridade -





... enviada por um Amigo, para ver se me curava a grandessíssima neura que me fizeram apanhar hoje!...

Muito obrigada, ZA! :)
Lindíssimo video, magnífica letra, uma voz de arrepiar e uma presença em palco muito intimista!...



- Os dias estão a ficar + compridos? -


Chiado, 17h45


Janeiro. Em pleno Inverno.
E, de uma semana para a outra, quando menos se esperaria, os dias voltaram a parecer ficar um pouco mais compridos: a escuridão que, ainda a semana passada, por volta das 17h, começava a tomar conta dos céus, foi agora substituída pela luz azulada ao fim da tarde.
Não fôra o frio gélido que se tem feito sentir, nestes últimos dias, e quase acreditaríamos que a Primavera chegou mais cedo!

terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Imprevisibilidade




Loja "Ayer" - Av. da Liberdade


segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

As crianças deveriam ser sempre iguais




Um projecto (muito) interessante, desenvolvido pelo Dr. Miguel Palha, numa das lojas do Feira Nova da Belavista.

domingo, 21 de janeiro de 2007

Fotografar


Henry Matisse fotografado por Henri Cartier-Bresson (1944)


"L’appareil photographique est pour moi un carnet de croquis, l’instrument de l’intuition et de la spontanéité, le maître de l’instant qui, en termes visuels, questionne et décide à la fois.
Pour "signifier" le monde, il faut se sentir impliqué dans ce que l’on découpe à travers le viseur. Cette attitude exige de la concentration, de la sensibilité, un sens de la géométrie.
C’est par une économie de moyens et surtout un oubli de soi-même que l’on arrive à la simplicité d’expression.

Photographier: c’est retenir son souffle quand toutes nos facultés convergent pour capter la réalité fuyante; c’est alors que la saisie d’une image est une grande joie physique et intellectuelle.

Photographier: c’est dans un même instant et en une fraction de seconde reconnaître un fait et l’organisation rigoureuse de formes perçues visuellement qui expriment et signifient ce fait.
C’est mettre sur la même ligne de mire la tête, l’œil et le cœur. C’est une façon de vivre."


(Henri Cartier-Bresson)



sábado, 20 de janeiro de 2007

Palavras que fazem Sentido


Há palavras que fazem todo o sentido, expressando de uma forma quase cristalina aquilo que pensamos sobre determinado assunto... e que tanto nos custa a transmitir!
Na maioria das vezes, encontramo-las quando (e onde) menos esperamos... como hoje, na festa dos 30 anos e 30 dias de uma Amiga (numa casa lindíssima e muito acolhedora, em Sintra).

Muito obrigada, Marta, pela autorização para a partilha destas "palavras" e, sobretudo, pela festa tão agradável! :)