quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Notas Soltas - XXIII


- Esta fulana devia era ter baratas como animais de estimação... -


... E, mesmo assim, pobres das baratas que parassem na casa de gentinha como esta!!!!

Quem me conhece sabe, perfeitamente bem, que, por natureza, sou muito pacífica e não costumo andar por aí a soltar a minha raiva.
Mas a verdade é que esta fulana hoje de manhã tirou-me logo do sério... quando, ao abrir o meu e-mail, me deparo com o forward desta crónica e da resposta que a ANIMAL lhe enviou.

Primeiro, senti-me indignada ao ler comentários tão ultrajantes e tão desprovidos de qualquer tipo de sentimento (para além do asco) para com os animais, vindos de alguém que se intitula também um ser humano... e, em particular, de alguém que, com tanta possidonite, aufere o cargo de cronista num "Consultório de Etiqueta" (deveria ter tido um pouco mais de tacto ao escrever, Dª. Assunção!).
Em seguida, enquanto dona de gatos (já lá vão cerca de 30 anos), senti-me ofendida na minha própria pessoa, através desta opinião medíocre (todos temos direito a tê-las, claro está!)... mas, veiculada através de um orgão de comunicação social que, à partida, apenas deveria ter como objectivo informar o público.
Depois, lá para meio da tarde, os ânimos foram acalmando... nomeadamente, quando um amigo meu graceja com toda a situação e me diz: "E nota que a rubrica é um «Consultório de Etiqueta»! Entre quem escreve numa coisa destas e quem escreve para uma coisa destas, já temos uma amostra da mediocridade nacional para estudar!!".

Logicamente que toda esta "situação" roça o cúmulo da nossa mediocridadezinha nacional, bem como da própria forma "leve" e "despreocupada" com que se tratam os animais em Portugal (daí o número avassalador de abandonos, prova máxima da forma "evoluída" como a nossa sociedade actual trata os restantes seres vivos).

No entanto, e para que esta "cronista" do medíocre aprenda alguma coisinha nesta vida, decidi seguir o mote do Daniel e, também eu, alinho na "micro-causa"... deixando aqui o endereço de e-mail da dita cuja e do jornaleco onde escreve, para que quem se sinta ultrajado (como eu) lhe envie os seus "cumprimentos": assuncao.cabral@sol.pt, opiniao@sol.pt, cartasaodirector@sol.pt




- SPT # 24 - Black & White -


"Black Rain"

Depois de uma longa ausência desta rubrica, decidi aceitar o desafio deste mês do SPT... e aqui fica o primeiro.



4 comentários:

Anónimo disse...

Olá Xana,

Visito de vez em quando o teu blogue, confesso que este post dos gatos me irritou solenemente, e como não sou tão passiva como tu, a minha resposta à Pseudo senhora não vai ser nada civilizada.
Beijos

Ana Marques (Ex-IOM)

Janinha disse...

Ninguém é obrigado a gostar de animais, mas também admito que a sra foi longe demais, tendo em conta que está a prestar um serviço público (ou pelo menos devia ser). É claro que não me insiro minimamente no grupo dos non'animal lovers, mas se me convidassem para ir jantar a casa de alguém que tivesse gafanhotos como animais de estimação (por muito irreal que isso possa ser), eu não ia :) LOL Mas, priminha, compreendo perfeitamente a tua revolta e a sra é que precisa de aulas de etiqueta...

Anónimo disse...

Ontem quando ia para casa não parei de pensar neste assunto, e como já se falou muito sobre esta idiotice vou deixar uns pequenos apontamentos do que penso desta "senhora".

Enervo-me -me com alguma facilidade e portanto, desculpem o desabafo, mais vou ser grosseiro, pois penso que não se justifica o uso de palavras caras ou uma linguagem delicada ou ainda tentar levar alguma "luz" a uma pessoa como esta.

Então vamos lá:

1) Em primeiro lugar, começo a duvidar, por vezes, se não deveria haver uma pequena censura ? Por que liberdade de expressão, de opinião ou de gostos toda gente deveria ter. Agora, publicar tais disparates, não serve para nada. Tudo o que a senhora diz é uma "asneira" do princípio ao fim, não serve para nada. É desinformada, depois tem aquela maneira meia aparvalhada de querer fazer uma gracinha, que toca ao ridículo, querendo fazer parte de uma elite que deve desconhecer completamente, aliás (quase) toda gente que está no auge da vida social, quer da cor de rosa, quer por mérito, ou os que são dominados pela famigerada "etiqueta ou chamem o que quiser" geralmente tem uma óptima relação com animais.

2) Também fico a duvidar de tais colunas, afinal, alguem escreve e precisa ser aconselhado "do que deve fazer quando recebe um convite" para jantar. Será tão difícil agradecer e explicar por que não vai, precisa escrever a pedir conselho. Nem sei o que é pior, se a conselheira ou quem se dirige a um consultório do género. Tão simples de resolver uma questão desta. Parece que andam mortos de fome e preferem sofrer o trauma de entrar numa casa nojenta por causa dos animais que ali existem, mas não recusam encher a barriga de comida. Ou seja talvez possam colocar uma mola no nariz, enquanto se empanturram. Mas atenção e fácil recusar um convite:

3) Não tenho gatos, tenho cães, e para suavizar um pouco a coisa, só realço que todos que temos animais criamos laços fortes, achamos que são os mais lindos, os mais espertos e acima de tudo, eu prefiro acordar de manhã com a cara linda de um dos meus cães do que acordar e ver uma cara feia, rancorosa e mal amada como a desta senhora (esta senhora deve ser tão mal amada, para não dizer coisa pior, que tem de ter um alvo para descarregar as energias negativas que carrega dentro de si)

Todos sabem o quanto é prazeroso acordar ou chegar a casa e ver a alegria, a entrega e a cumplicidade entre o "dono" e seu(s) animal.

4) Quanto aos cheiros, e agora desculpa, mil pedidos de perdão pelo que vou dizer, pois ninguem necessita ouvir tal palavreado.

Mas francamente e como estou cheio de raiva de reler dos cheiros e da sordidez do ambiente mencionado pela tal da Assunção, vou deixar aqui um desabafo. Geralmente meus animais tomam banho uma vez/mês e garanto-vos que até os genitais dos meus animais cheiram melhor que os dela.

5) Por último, espero que esta senhora nunca venha sentir necessidade de ter um animal, por exemplo um cão guia, ou ter de segurar num arado com uma parelha de bois para arar a terra e tirar dali o seu sustento, ou simplesmente esta tão esquecida por todos, que o único toque de um ser vivo que recebesse fosse a carícia e calor de um gato ou cão. Assim, podia ser que mudasse muito rapidamente de opinião e esquecesse, seu precioso olfato.

6) Mas francamente espero que num dos seus requitados e selectos passeios trave um encontro pessoal e bem próximo com um gato ou melhor um bando deles e espero que os bichanos façam justiça as qualidades que a senhora lhes atribuiu.

Bom fim de semana todos, e esqueçam-na no fundo acho que ela conseguiu o que queria, protoganismo, mesmo que negativo, alguem está a olhar ou pensar nela.

José

Alexa disse...

Muito obrigada, Ana, Janinha e José, pelos vossos comentários quanto á esta crónica!

Ana: Bem vinda aqui ao blog! :) Espero que esteja tudo bem contigo e com o Guilherme :)